Pular para o conteúdo principal

Qualidade de vida x dor crônica

Tenho pacientes que se sentem imprestáveis por conta de dores crônicas. Eu sei como é. Passei a vida achando que eu tinha apenas várias tendinites porque forcei o corpo dando aulas de yoga. Certa feita, perguntei ao psiquiatra se a dor atrapalhava um sono restaurador. Foi o período em que achei que era Síndrome do Periforme. 
Recentemente, um médico me diagnosticou com Fibromialgia: 25 anos sentindo dor para descobrir que não tem muito que fazer.
Voltando aos pacientes, a dor crônica tira o prazer da vida e um funcionamento equilibrado do corpo. A dor paralisa (literalmente). Uma das analisadas tem endometriose e se sente um lixo por não poder executar tarefas simples como cozinhar, fazer crochê e cuidar das filhas. 
As dores tensionam o corpo e a mente porque queremos ser funcional e o corpo diz: not today, honey (tradução livre: hoje não, querida). É possível sentir alívio com antidepressivos ou usar cannabis. Um outro paciente relata se sentir mais relaxado com o uso legal. Também já ouvi relato de uma conhecida.
Chega num ponto que a gente implora pelamor tira essa dor de mim. Como ter prazer e relaxar quando os músculos se contraem com constância? Os remédios ajudam, mas a dor crônica estará com a gente até o último suspiro. Por isso, é importante fazer terapia para entender os limites do corpo para ter uma mente sã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RPG (Role Playing Game) e terapia

Imagem gerada por IA  O RPG foi criado em fim da década de 60 e começo da 70 nos Estados Unidos. Não vou entrar no que concerne a história do jogo. O primeiro jogo criado foi o Dungeons and Dragons (Masmorras e Dragões - tradução livre). Inclusive, tem um filme maravilhoso sobre o tema com o Tom Hanks, cujo título é Mazes and Monsters (Labirintos e Monstros). Começarei por este filme para explicar o quão importante o RPG pode ser um grande aliado do terapeuta. O jogo já é usado para ajudar na socialização. No entanto, há outras possibilidades.  A fantasia em ser um "personagem" com características completamente diferentes das "reais" permite que a pessoa possa criar uma nova história em sua mente referente a acontecimentos traumáticos. O trauma tem uma estrutura de looping na mente. É como um alerta de perigo constante para evitar viver a mesma coisa no mundo real. Infelizmente, a ocorrência fica para sempre na mente da pessoa.  Os tratamentos comuns para o trauma f...

O aprendizado com a doença mental

Imagem criada por IA Há nove anos, fui convidada para o  Projeto Draft  sobre a minha experiência com a depressão e ansiedade. Eu ainda não sabia sobre ser autista. Muitas pessoas vieram até mim por meio desse texto e indagavam como eu "superei" a depressão e a vontade de morrer. Eu sempre disse que fazia tratamento com psiquiatra e terapia. Sem isso, certamente, estaria morta ou louca de verdade. No entanto, depois do primeiro flashback de trauma vivido no ano passado, entendi o papel fundamental que escrever trouxe. Grande parte das histórias que escrevi vinha de sonhos. Eram histórias com começo, meio e fim. Dei-me conta de que dar um contexto aos sonhos fez com que eu pudesse processar os traumas. De acordo com Jung, o inconsciente apresenta as imagens para que possamos encontrar as pistas para reunir nossos pedaços quebrados e sem esperanças. O sonho permite que haja resignificação. Isso não quer dizer que é fácil. Nunca é olhar para os confins dos oceanos. S...

Trauma da infância

Imagem criada por IA