Pular para o conteúdo principal

O poder do sonho

Imagem criada por IA

O título dá a entender que este é um texto de auto-ajuda. Não é. Talvez, até seja... Você entenderá. Acredito que a imagem já basta para entender de que se trata do momento em que nos encontramos nos reinos de Morfeu, Fântaso e Icelo. É quando a areia é soprada em nossos olhos e nos entregamos para o lugar onde tudo é possível: dos nossos desejos ao terror total.
Os sonhos intrigam a humanidade há milênios. Eles nos ajudam quando nos dizem sobre o futuro (sonhos premonitórios); sobre o cotidiano (processamento de informações); nos contam sobre a jornada da nossa alma (sonhos simbólicos); e sobre os sonhos sagrados (são mais raros).
Como distingui-los? Bom, o premonitório, às vezes, a gente só nota quando acontece. Meu pai me ensinou sobre esses sonhos ao interpretá-los. Fiz uma viagem para conhecer minas de extração de esmeraldas e ouro. Houve quem quisesse entrar em uma mina muito profunda. Lembro de ter olhado e pensado: vai ter um sinal. Falei com meu pai mais tarde e ele relatou que me via em um barco e muita lama. Eu entendi e não desci naquela mina. Desci em outra. Sabe quando os joelhos do Salsicha (Scooby-Doo) batem um no outro? Pois é. É real. Nem cheguei a descer do "balde".
Nem sempre os sonhos premonitórios são claros. Em 2022, eu sonhei que estava em um churrasco com meus pais. Queria voltar para casa e o anfitrião disse que minha havia ido sozinha. Depois, meu pai sumiu. Mesma história. O anfitrião me ofereceu carona e me guiou até um cômodo com uma porta, que ele trancou e havia um homem com uma faca. Entendi que meus pais estavam mortos e eu era a próxima. Entendi o que era no começo de 2023.
Os sonhos com processamento de informações são aqueles que sonhamos com algo que nos aconteceu durante o dia. Os sonhos sagrados têm uma sensação de respeito imediato. Já sonhei com uma igreja que me trazia paz e tinha uma cerejeira florida e neve.
No entanto, eu acho os sonhos simbólicos os mais interessantes. Os símbolos no sonho são a forma da nossa alma nos levar para o caminho que precisamos ou para lidar com traumas. O Doutor Antônio Maspoli costuma dizer que a mente não distingue fantasia, realidade e sonho.
Logo, para mim, estes são os importantes porque nós permitem crescer, evoluir, perdoar e resignificar as dores.
No meu trabalho como Analista Junguiana, trabalho com o significado dos sonhos simbólicos.
A crendice popular assume que sonhar com cobra é traição. Na verdade, vai depender da cultura em que a pessoa nasce. Por exemplo, na yoga, a Kundalini é uma cobra enrolada na base da coluna e ao evoluir, ela chega no último chakra e, assim, chegamos ao ponto máximo da evolução espiritual. 
Dá para interpretar um sonho? Não, é preciso entender o contexto, saber em que ponto o/a paciente se encontra para ajudá-lo/a no processo de juntar os cacos da alma e transformar em arte.
Então, sonhar é muito importante porque, neste momento, é quando podemos nos conhecer melhor e saber qual o melhor caminho. Escreverei sobre os pesadelos no texto de segunda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RPG (Role Playing Game) e terapia

Imagem gerada por IA  O RPG foi criado em fim da década de 60 e começo da 70 nos Estados Unidos. Não vou entrar no que concerne a história do jogo. O primeiro jogo criado foi o Dungeons and Dragons (Masmorras e Dragões - tradução livre). Inclusive, tem um filme maravilhoso sobre o tema com o Tom Hanks, cujo título é Mazes and Monsters (Labirintos e Monstros). Começarei por este filme para explicar o quão importante o RPG pode ser um grande aliado do terapeuta. O jogo já é usado para ajudar na socialização. No entanto, há outras possibilidades.  A fantasia em ser um "personagem" com características completamente diferentes das "reais" permite que a pessoa possa criar uma nova história em sua mente referente a acontecimentos traumáticos. O trauma tem uma estrutura de looping na mente. É como um alerta de perigo constante para evitar viver a mesma coisa no mundo real. Infelizmente, a ocorrência fica para sempre na mente da pessoa.  Os tratamentos comuns para o trauma f...

O aprendizado com a doença mental

Imagem criada por IA Há nove anos, fui convidada para o  Projeto Draft  sobre a minha experiência com a depressão e ansiedade. Eu ainda não sabia sobre ser autista. Muitas pessoas vieram até mim por meio desse texto e indagavam como eu "superei" a depressão e a vontade de morrer. Eu sempre disse que fazia tratamento com psiquiatra e terapia. Sem isso, certamente, estaria morta ou louca de verdade. No entanto, depois do primeiro flashback de trauma vivido no ano passado, entendi o papel fundamental que escrever trouxe. Grande parte das histórias que escrevi vinha de sonhos. Eram histórias com começo, meio e fim. Dei-me conta de que dar um contexto aos sonhos fez com que eu pudesse processar os traumas. De acordo com Jung, o inconsciente apresenta as imagens para que possamos encontrar as pistas para reunir nossos pedaços quebrados e sem esperanças. O sonho permite que haja resignificação. Isso não quer dizer que é fácil. Nunca é olhar para os confins dos oceanos. S...

Trauma da infância

Imagem criada por IA