Pular para o conteúdo principal

Vale sua saúde mental?

Imagem criada por IA


Esta é uma pergunta que faço com frequência aos pacientes sobre as decisões da vida. Se a resposta é não, é melhor nem começar. Lógico que não sou ingênua quanto a algumas situações da vida como a necessidade de ter um emprego ruim para pagar as contas.
Às vezes, não há condições para se dar ao luxo de escolher. No entanto, quando possível é importante se questionar se vale lutar com unhas e dentes por algo que, talvez, nem seja satisfatório.
Toda decisão, por menor que seja, exige faz com que sintamos ansiedade (ela pode ser saudável, mas não é o tema deste texto) e receio. Logo, será que vale o enfrentamento? Será que vale passar por algum tipo de estresse e medo? 
Vivemos no automático e não nos questionamos a respeito das decisões. Seguimos aquilo que parece ser óbvio mesmo quando "algo parece fora do lugar". É nesse instante que entra a pergunta: vale a minha saúde mental? Muitas dessas decisões acabam por parecer que pagamos com a alma.
Esse desconforto pode ser o sinal vermelho da intuição ou instinto de que podemos fazer outra escolha. Ter consciência disso nos liberta e nos faz sentir menos peso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RPG (Role Playing Game) e terapia

Imagem gerada por IA  O RPG foi criado em fim da década de 60 e começo da 70 nos Estados Unidos. Não vou entrar no que concerne a história do jogo. O primeiro jogo criado foi o Dungeons and Dragons (Masmorras e Dragões - tradução livre). Inclusive, tem um filme maravilhoso sobre o tema com o Tom Hanks, cujo título é Mazes and Monsters (Labirintos e Monstros). Começarei por este filme para explicar o quão importante o RPG pode ser um grande aliado do terapeuta. O jogo já é usado para ajudar na socialização. No entanto, há outras possibilidades.  A fantasia em ser um "personagem" com características completamente diferentes das "reais" permite que a pessoa possa criar uma nova história em sua mente referente a acontecimentos traumáticos. O trauma tem uma estrutura de looping na mente. É como um alerta de perigo constante para evitar viver a mesma coisa no mundo real. Infelizmente, a ocorrência fica para sempre na mente da pessoa.  Os tratamentos comuns para o trauma f...

O aprendizado com a doença mental

Imagem criada por IA Há nove anos, fui convidada para o  Projeto Draft  sobre a minha experiência com a depressão e ansiedade. Eu ainda não sabia sobre ser autista. Muitas pessoas vieram até mim por meio desse texto e indagavam como eu "superei" a depressão e a vontade de morrer. Eu sempre disse que fazia tratamento com psiquiatra e terapia. Sem isso, certamente, estaria morta ou louca de verdade. No entanto, depois do primeiro flashback de trauma vivido no ano passado, entendi o papel fundamental que escrever trouxe. Grande parte das histórias que escrevi vinha de sonhos. Eram histórias com começo, meio e fim. Dei-me conta de que dar um contexto aos sonhos fez com que eu pudesse processar os traumas. De acordo com Jung, o inconsciente apresenta as imagens para que possamos encontrar as pistas para reunir nossos pedaços quebrados e sem esperanças. O sonho permite que haja resignificação. Isso não quer dizer que é fácil. Nunca é olhar para os confins dos oceanos. S...

Trauma da infância

Imagem criada por IA